Palestrante: Rodrigo
Data: 14.08.2017
Ao longo de nossa vida, desde nossos primeiros anos, somos influenciados positiva e negativamente pelas pessoas a nossa volta, como também pelas situações que experiênciamos em nosso dia a dia. Deste modo, vamos formando nossos modelos mentais e percepções do mundo, que nem sempre correspondem à realidade.
Quando nascem, as pessoas são folhas em branco. Os sentimentos dos pais durante a gestação, as experiências de vida, a educação recebida, o sistema familiar, as ideias transmitidas pelos pais e professores, as interpretações individuais e a convivência com os amigos vão preenchendo essa folha com crenças. Todos os estímulos recebidos na primeira infância ficam registrado nessa folha, que se torna uma lente com a qual o indivíduo enxerga o mundo.
Assim nascem as crenças limitantes, ou seja, quanto mais somos submetidos a experiências ruins, mais acumulamos uma imagem mental negativa sobre nós mesmos e demais pessoas. Na infância, por exemplo, se um pai diz a seu filho que ele é fraco e incapaz ou o compara com um irmão mais forte, muito provavelmente esta atitude sabotará sua autoestima e o deixará mais inseguro em suas ações.
Nossas crenças governam e determinam nossas ações, elas foram construídas de maneira inconsciente, porque muitas vezes, nós não parávamos para questionar aquilo que acreditávamos. Dessa forma, fomos nos tornando adultos e sem perceber o impacto negativo que algumas dessas crenças foram causando em nossa vida.
Quando temos uma decisão importante a tomar, por exemplo, nossas crenças atuam para o nosso bem ou para o nosso mal; tudo depende de como a usamos.
Vemos muitas pessoas que adiam suas ações porque acreditam que nunca conseguirão alcançar os seus objetivos mais desejados.
Devido à nossa necessidade emocional de certeza, muitas vezes preferimos acreditar que as nossas crenças são as corretas. A maioria das nossas crenças está relacionada à:
Dinheiro, Pessoas, Oportunidades, Aprendizado, Capacidades, Identidade, Situações, Tempo, Vida, Passado/Presente/Futuro
Como vencer qualquer tipo de crença que esteja impedindo você de alcançar algum tipo de objetivo.
Identificar quais crenças limitantes o impedem de agir
Encontrar a causa da crença limitante
Definir qual é o objetivo que deseja alcançar
Substituir a crença limitante por uma fortalecedora
Condicionar a nova crença até que se torne um hábito
-Identifique quais crenças limitantes o impedem de agir
“Minha crença limitante é em relação ao dinheiro. Eu acredito que é muito difícil economizar dinheiro todo mês e, por este motivo, não consigo guardar nenhuma quantia.” A pessoa acredita ser difícil economizar dinheiro e ela não enxerga outras possibilidades de conseguir aumentar a renda. Isso faz com o que cérebro da pessoa busque meios para gastar todo o dinheiro recebido de forma inconsciente.
Uma vez que identificamos qual é a crença que nos impede de entrar em ação, o próximo passo é encontrar a causa dela.
-Encontre a causa da crença limitante
Encontrar a causa da crença limitante significa descobrir quais situações da sua vida em que a crença foi desencadeada. Buscar a causa pode ser muito útil no sentido de entender as emoções relacionadas à algum contexto que impede a pessoa de impulsionar sua vida. O intuito é analisar e não justificar ou culpar.
-Defina objetivo
“O que eu quero alcançar nesta situação? Qual é o meu objetivo específico?”. Muitas vezes nós pensamos não ser capazes de realizar algo, sem saber exatamente o que queremos… Já percebeu isso? É mais fácil conhecer o nosso alvo e as barreiras emocionais que precisamos superar, do que dizer apenas “eu não posso ou eu não consigo”.
-Substitua a crença limitante por uma crença fortalecedora
Podemos utilizar perguntas que nos levam a duvidar das nossas crenças limitantes. Ou simplesmente enfrentar alguma situação em que somos obrigados a fazer alguma coisa que, até então, acreditávamos que não fôssemos capazes de realizar.
Por exemplo:
“Eu não consigo perder peso porque eu vivo procurando comida o tempo todo.”
“Antigamente eu não conseguia perder peso, no entanto, agora tenho uma estratégia correta para alcançar o meu objetivo.”
-Fortalecer praticando a nova crença para que se torne um habito.
Fazer esta nova programação mental é fundamental, pois quando passamos a ver o lado positivo e a trabalhar nossas habilidades, pontos de melhoria, e a focar em nosso melhor, as crenças limitantes vão diminuindo a cada dia. Deste modo, com certeza, estamos mais próximos de alcançar resultados extraordinários em tudo o que fizermos.
Ouse pensar diferente!