Palestra dia 11/09/2017
por Silvania Vik Candido
Sempre ouvimos relatos do quanto as pessoas acreditam em DEUS e em Sua existência suprema. No entanto, o que elas não se atentam, é que acreditar em Deus é diferente de ter fé. Acreditar tem a ver com crença. Você pode crer que Deus existe, que Ele criou o universo e acompanha cada passo que nós damos. Isso, não faz de você uma pessoa de fé.
A fé vai muito além do crer. Fé é entrega. O juiz de direito Haroldo Dutra Dias, um dos grandes palestrantes espíritas da atualidade consegue, em suas palestras, explicar com maestria a diferença entre os dois conceitos. Com uma linguagem muito acessível, ele diz que a gente pode demonstrar a fé que tem quando entrega o controle sobre as coisas e as pessoas. Nessa linha de raciocínio, é possível confirmar a fé ao se permitir ser operado por um médico, ao fazer uma viagem em que você não é o condutor do veículo, e tantos outros exemplos que poderiam ser relatados nessas linhas que agora escrevo.
Podemos acreditar que Fulano é um bom médico (que pode ser que seja ou que não seja) mas não temos coragem de fazer uma cirurgia com ele. Não temos fé nele.
Podemos acreditar que Ciclano é um bom motorista (que pode ser que seja ou que não seja), mas não temos fé, certeza, segurança de fazer uma viagem com ele dirigindo.
Podemos acreditar que DEUS existe, que é todo poderoso, que criou todo o universo e tudo que existe nele, que ELE está no comando de tudo... mas tenho fé, certeza, segurança, confiança.. para entregar minha vida, meus problemas, etc .. pra ELE?
É fácil ter fé? Que nada. É um desafio gigantesco. Até Chico Xavier tomou uma bronca cobrando a demonstração da fé que possuía no filme que leva o seu nome, dirigido por Daniel Filho. Durante uma viagem aérea, o avião começou a balançar demais e os passageiros entraram em pânico. Nem o Chico escapou. Começou a pedir apoio de Nossa Senhora e a ajuda dos céus. Nisso, chega Emmanuel e lhe dá uma tremenda bronca. Ele, então, mesmo apavorado, se cala. Entrega o controle e espera para ver o que acontece. Quando a aeronave deixa de balançar, agradece aliviado.
Ainda falando em Chico Xavier e Emmanuel, a pergunta 354 do livro "O Consolador" define o que é ter fé como "guardar no coração a luminosa certeza de Deus, certeza que ultrapassou o âmbito da crença religiosa, fazendo o coração repousar numa energia constante de realização divina da personalidade. Conseguir a fé é alcançar a possibilidade de não mais dizer ‘eu creio’, mas afirmar ‘eu sei’, com todos os valores da razão tocados pela luz do sentimento".
A doutrina espírita diz que a fé tem de ser raciocinada. No item 11, do capítulo XIX, do Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec escreve que devemos amar a Deus, mas devemos saber o motivo. "Crede nas suas promessas, mas sabendo porque acreditais nelas; segui os nossos conselhos, mas compenetrados do fim que vos apontamos e dos meios que vos trazemos para o atingirdes. Crede e esperai sem desfalecimento: os milagres são obras da fé". Confiança....
Quem consegue ter a FÉ VERDADEIRA, consegue ter paz de espírito, ter serenidade, pois carrega consigo a certeza de que o PAI maior está no comando de sua vida.
Os grandes desafios da vida exigem fé. Fé sincera e verdadeira. A nós cabe seguir sempre no caminho do bem. Precisamos nos esforçar para construir. Temos de cultivar nossa melhor semente, regar através de nossas ações, sabendo que assim teremos uma colheita.
A nossa safra pode não ser exatamente aquela que esperamos. Estamos sujeitos a sofrer tempestades que danificam nossa folhagem. Não sabemos o que irá nos acontecer, mas conhecemos a lei de ação e reação. O bem gera o bem. Esse é o caminho. Entregue-se!
DEUS NO COMANDO.... SEMPRE!!
http://www.vozesespiritas.com.br/artigos-e-mensagens/voce-e-uma-pessoa-de-fe-ou-de-crenca