Palestrante: Rodrigo
Data: 03/07/2017
Vivemos de tempos em tempos ciclos de vida, uns bons outros nem tanto, fato é que nos encontramos as vezes bem, e de repente do nada tudo se transforma, nos vemos cheios de problemas, pessoas exigindo de nos a todo momento, ate que vem um pensamento. Não quero mais viver assim. E a pessoa tira a própria vida achando que isto iria resolver seus problemas.
Estamos em um mundo de provas e expiações, quer dizer que seremos testados, e como sabemos reencarnamos inúmeras vezes, e possivelmente em uma destas encarnações passadas cometemos suicídio, e hoje estamos aqui para sermos examinados, para verificar se realmente aprendemos que temos de ser fortes, pois os pensamentos virão.
Suicídios acontecem com pessoas em todas as camadas sociais e por diversos motivos, desde depressão, problemas financeiros, amores não correspondidos e por ai vai.
Aquele que se desgosta da vida e pratica o suicídio, o faz pela ignorância dos verdadeiros processos de despertamento dos seus valores espirituais. “O homem moderno materializou-se, exaltando a deusa máquina e o deus técnica, não percebendo a fragilidade desses totens de barro.”
A partir do momento em que começarmos a viver definitivamente como Espíritos, valorizando os nossos bens espirituais e não materiais, nossa vida como um todo terá mais valor e o suicídio, passará longe de nossa realidade.
Vamos analisar o que nos diz o livro dos espíritos nas perguntas 943 e 944
943. Donde nasce o desgosto da vida, que, sem motivos plausíveis, se apodera de certos indivíduos?
“Efeito da ociosidade, da falta de fé e, também, da saciedade.”
Vemos que segundo os espíritos a causa principal do suicídio é a ociosidade espiritual. mas o que seria isso? A pessoa que não vê objetivos na vida e nem se sente estimulada à buscar qualquer ocupação útil. Claro que isso não é unica causa. DEPRESSAO
Obsessão em Suicidas:
Pessoas com pensamentos suicidas emanam energias de pensamentos negativos. Esse tipo de energia atrai os obsessores que a partir desse momento tem como principal objetivo reforçar a fonte de pensamento negativo do suposto suicida. As situações adversas que passamos em vida como desemprego, violência sofrida, depressão profunda e outros servem de sintomas atrativos para a obsessão. As vezes uma situação adversa que se resulta em um suicídio pode também ter sido causada por influencia de um espírito maligno. Após conseguirem fazer com que o indivíduo se suicide, esses espíritos continuam obssediando essa pobre alma em outra dimensão. (Vale dos Suicidas – Umbral) Então os obsessores potencializam uma situação depressão, um desemprego, uma violência sofrida, fazendo o individuo tirar a vida.
Suicídio involuntário
Muitos de nós estamos diariamente e inconscientemente cometendo suicídio. Como assim? Por diversas maneiras:
Uso de drogas;
Uso de medicamentos sem orientação médica;
Uso de bebida alcoólica;
Sexo desregrado;
Alimentação exagerada ou inadequada;
Pensamentos destrutivos, negativos, pessimistas;
Vício da fofoca, do melindre, do egoísmo;
Descrença em si mesmo, etc.
A título de exemplo
André Luiz, por intermédio da literatura espírita, nos mostrou que foi considerado um suicida involuntário ao se surpreender no Umbral após sua desencarnação.
Como evitar o suicídio ou que um ente amado tenha tais tendências?
Aos que possuem qualquer tipo de desordem mental, seja depressão ou qualquer tipo de problemas psicológicos, devem procurar sempre ajuda profissional, pois que a medicina na terra não deixa de ter efeito de forma alguma. lembre-se, a vida continua e o suicídio não irá lhe salvar de problemas e sim aumenta-los!
Busque os amigos, a família, que tem importante papel no auxilio para a recuperação do equilíbrio emocional do indivíduo. Ande com fé, tente ser grato às coisas que tem, pare para pensar que muitas pessoas na África por exemplo tem MUITO menos que você e buscam sempre sobreviver?
Enfrente a vida, esta é a oportunidade de evolução.
Lembre-se de que o problema pode não ser tão grave quanto a imaginação o pinta.
Quem sabe se esperar um pouco mais, exercitando a paciência e resignação, a dificuldade não toma outro rumo, a doença não recebe o remédio correto, o desgosto não tem o consolo necessário?
Deposite confiança em Deus. Ele sabe o momento oportuno de nos tirar do embaraço.
Ensinou Jesus:
"A vida de cada um não está na abundância das coisas que possui".
Quantos existem com os cofres cheios de dinheiro e trazem a consciência marcada por profunda amargura?
A sua vida não está no que você possui, mas na forma como você conduz seus pensamentos.
Se voltados para o amor, sua vida torna-se de paz e alegria.
Se apenas se dirigem para a valorização das coisas materiais, você um dia se depara com o desencanto e o sofrimento.
Coloquemos isso em nossos corações.
Valorizar o aspecto espiritual da vida é construir uma existência digna e feliz.